sexta-feira, 7 de março de 2008

China vai controlar artistas estrangeiros após show de Björk !


Depois de a cantora Björk ter provocado irritação na Sérvia ao dedicar a música "Declare independence" a Kosovo, a islandesa voltou a ferir sensibilidades nacionalistas ao gritar "Tibete, Tibete" ao final da mesma canção durante uma performance em Xangai (China).

O Ministério da Cultura chinês disse que a manifestação de Björk "desrespeitou as leis do país e feriu os sentimentos dos chineses". O comunicado, colocado no site do ministério, diz que "nenhum país admite que o Tibete seja um país independente".

O Tibete era um Estado religioso independente até o final da década de 50, quando as forças de Mao Tsé-Tung invadiram e anexaram a região à China.
O Governo da China considera a região parte do país há oito séculos, em virtude de uniões dinásticas, e afirma que o regime comunista levou prosperidade à região.

No final de fevereiro, Björk teve cancelada sua apresentação na cidade de Novi Sad, na Sérvia, marcada para julho, depois de um show em Tóquio.

A cantora islandesa tem feito homenagens com a faixa "Declare independence", do último disco "Volta", em diferentes países de sua turnê. Na Dinamarca, a homenagem foi feita para a Groelândia e as Ilhas Faroe (territórios ultramarinos dinamarqueses) e ao País Basco em seu show na Espanha.

0 comentários: